– Automação e Robotização, gerando valor independente do seu tamanho – ModalGR

– Automação e Robotização, gerando valor independente do seu tamanho

Por muito tempo as tecnologias de ponta estavam muito distantes das pequenas e médias empresas. Com o passar dos anos, essa distância foi reduzida e hoje qualquer empresa pode utilizar soluções altamente tecnológicas sem um alto custo.

É importante traçar um modelo de implantação que supra as demandas necessárias em relação ao tempo, à qualidade e ao custo.

As novas tecnologias podem trabalhar tanto de forma estanque, ou seja, de forma isolada e para trabalhos claramente estabelecidos, quanto em conjunto com outros elementos,  visando criar um ambiente Cross entre áreas e/ ou processos.

Não existe o modelo ideal de implantação, uma vez que isso é resultado de uma infinidade de fatores, inclusive quais são os resultados almejados.

Um exemplo claro desse processo é transformar o RPA em mais um driver de informação para análise de dados em Big Data. Outra “Receita de Bolo” é integrar OCR com soluções em RPA, maximizando ainda mais os resultados inerentes à automação de processos.

Um ponto importante é a criação de um roadmap das atividades que serão impactadas com esse novo método de trabalho, pois rotinas são drasticamente  alteradas, existindo uma necessidade de redesenho dos processos e alteração de escopo de trabalho, inclusive com a possibilidade de exclusão de determinadas funções.

Cabe a liderança empresarial escolher de forma clara seus objetivos internos, sejam esses redução de FTE, melhoria de processos, qualificação do atendimento, etc.

São vários fatores positivos que fazem parte desse processo:

–    Ganho de FTE

–     Redução de horas extras

–     Redução de erros por falha humana

–    Aumento da velocidade nos processos

–     Capacidade de absorção de novas demandas

A análise de redução de custos e melhorias processuais é fundamental para demonstração para o board da organização.

Após a equalização dos itens citados anteriormente,  inicia-se o desenho de quais soluções são importantes para cada momento e, independentemente do tamanho do negócio,  é importante analisar qual a maturidade de fluxos de trabalho e, principalmente,  no que tange a elementos relacionados a tecnologias da indústria  4.0, pois com esse desenho é possível a construção de investimentos pequenos com alto ganho “Quick Wins”.

Essa demanda deve ser estruturada com as áreas que mais tem interesse. Muitas vezes essas áreas não são criticas, porém se tornam a porta de entrada para áreas mais complexas.

A comercialização desse tipo de solução pode ocorrer de incontáveis formas, desde locação de horas de Robotização, BPO total, Desenvolvimento, Soluções individualizadas ,etc.

Como contratar ? Isso vai depender do seu aporte inicial e  disponibilidade para aguardo de retorno de investimento.

Uma boa análise é o elemento primordial para conseguir um aproveitamento completo do desenvolvimento de robôs.

Cabe em qualquer tamanho de empresa, desde que o projeto tenha o planejamento ideal com muita maturidade e avaliações

Nós da ModalGR estamos a sua disposição

Consulte-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *