+55 13 4101-0010

Microsoft AI+ Tour Brasil 2019

12/11/2019 Eventos

Nosso consultor Douglas Alonso participou do evento Microsoft AI+ Tour Brasil 2019 e fizemos um bom bate-papo explanando quais as inovações e tendências de futuro que esse evento trouxe para a área de tecnologia.

Douglas Alonso - Líder Técnico

Douglas Alonso - Líder Técnico

Microsoft AI+ Tour Brasil 2019

Microsoft AI+ Tour Brasil 2019

Microsoft AI+ Tour Brasil 2019

Microsoft AI+ Tour Brasil 2019

NOME DO EVENTO: Microsoft AI+ Tour Brasil 2019
Data: 11 de novembro no Expo Center Transamérica em SP

EMPRESA: Microsoft

DO QUE SE TRATA O EVENTO?
Apresentar as novas tecnologias da Microsoft voltadas para inteligência artificial, internet das coisas, big-data e principalmente mostrar como as empresas podem e devem se preparar para a Transformação Digital (TD).

QUAIS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS?
Na área de Inteligência artificial (IA) os algoritmos estão cada vez mais evoluídos e próximos de se comparar ao ser humano no modo de pensar e resolver problemas. Com as novas ferramentas, podemos partir de modelos prontos para iniciar um projeto ganhando tempo e evitando horas de treinamento.

No cenário de Internet das coisas teremos cada vez mais dispositivos conectados, cidades e casas inteligentes, veículos autônomos, roupas, gerando PETABYTES (1000 bytes 5) de informação por dia. Todas essas tecnologias vão exigir cada vez mais poder de processamento, velocidade e armazenamento. Este cenário que antes era inviável por causa do alto custo de infraestrutura e equipamentos hoje é possível através da computação em nuvem (cloud computing).

Porém esse volume grandioso de dados gerados por máquinas, dispositivos, celulares etc. precisam ser estudados e é neste ponto que entra a Ciência de Dados (Big Data) fazendo as análises, gerando relatórios, conclusões e principalmente gerando cenários preditivos que vão auxiliar nas tomadas de decisões para investimentos futuros das empresas. Foram apresentadas algumas ferramentas para o Windows Azure das quais posso destacar, o Azure Data Lake (permite processar grandes cenários de big data), Azure Cosmos DB (serviço de dados distribuído com suporte nativo para o NoSQL), Azure Databricks (é um serviço de análise rápida, fácil e colaborativa baseada no Apache Spark), Azure Data Factory (permite criar extração de dados ETL contemplando mais de 85 tipos de conectores).

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DESTAS TECNOLOGIAS?
Essas tecnologias permitem que as empresas se transformem, e abram os seus negócios de maneira que possam cada vez mais estar próxima dos seus parceiros, fornecedores e do seu cliente final. De um modo geral ainda teremos muitas inovações em todos os campos, desde a área de saúde, segurança, educação, transportes etc., abrindo novas oportunidades de empregos e criando profissões. Ex.: Analistas de cidades inteligentes, treinador para sistemas autônomos, designer de interfaces inteligentes, entre muitas outras que surgirão.

QUAL IMPACTO NA SOCIEDADE QUE O FUTURO AGUARDA SOBRE ESSAS TECNOLOGIAS?
Teremos muitos impactos, dentro da esfera da educação, é muito provável que o modelo de ensino atual seja modificado, pois da forma que estamos hoje não conseguiremos acompanhar essa evolução, dentro da esfera da saúde acredito que teremos grandes avanços, desde pesquisas cientificas até o desenvolvimento de dispositivos para auxiliar portadores de algum tipo de doença ou deficiência, posso citar um exemplo apresentado onde uma pessoa que não fala mas atualmente consegue se comunicar com a família através de um aplicativo que gera pictogramas (representações de objetos e conceitos traduzidos em uma forma gráfica) e na esfera profissional como citado antes surgirão grandes oportunidades para profissionais especializados.

QUAIS OS RISCOS QUE AS GRANDES EMPRESAS CORREM SE NÃO SE ATUALIZAR A ESSAS FERRAMENTAS?
As empresas que não se atualizarem correm muito risco de saírem do mercado, as inovações não param e a cada dia surgem novas empresas aproveitando desse mundo de oportunidades. Exemplo, Uber mudou o mercador de transporte, iFood mudou o mercado de alimentação, Spotify que mudou a forma de consumir música.

COMO VOCÊ VÊ A ADAPTAÇÃO DAS EMPRESAS PARA ESTAS TECNOLOGIAS NOS DIAS DE HOJE?
Vejo que a evolução está acontecendo, mas de forma lenta nas empresas tradicionais, muitas empresas ainda tem medo de levar seus negócios e estrutura para nuvem, porém esses ambientes são certificados e tem grande segurança, mas necessitam de profissionais qualificador para serem bem projetados, sendo necessário um bom estudo de avaliação antes de se iniciar esse processo.

Alguns dados que a Presidente da Microsoft Brasil Tânia Cosentino apresentou:

  • 68% dos líderes de negócios dizem que a TD (transformação digital) vai gerar um aumento nos lucros;
  • 64% consideram ter menos de 4 anos para completar sua TD ou correm o risco de perder o negócio. Somente 10% das empresas estão sendo bem-sucedidas na TD;
  • 90% esperam um estímulo no crescimento com a IA, 69% esperam um impulso na criação de empregos em cinco anos;
  • 49% dos CEOs dizem que um ataque cibernético é questão de tempo. 51% dizem estar bem preparados.
  • 30% da demanda de tecnologia não encontrará talentos adequados até 2022.
  • 59% dos CEOs dizem que proteger os dados dos clientes é essencial para construir uma relação de confiança.

COMO VOCÊ VÊ A ADAPTAÇÃO DA SOCIEDADE PARA ESTAS TECNOLOGIAS NOS DIAS DE HOJE?
Adaptação da sociedade ocorre de forma gradual, as pessoas mais novas tendo mais facilidade e as mais velhas vão se adaptando com o passar do tempo, mas é inevitável, o futuro já é hoje! Um ponto muito comentado é que muitas profissões deixarão de existir, ao mesmo passo que outras serão criadas, a dica principal aqui é estudem, preparem-se para surfar esta onda de transformações que está chegando.

SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O evento foi muito bom dando uma visão do ponto que estamos e onde poderemos chegar, temos excelentes ferramentas e softwares para construção deste futuro e existem excelentes oportunidades para aqueles que estiverem preparados e antenados com os novos desafios e as tendências tecnológicas. Continuem seguindo o nosso blog em breve pretendo postar conteúdos sobre as tecnologias citadas acima de forma detalhada.

E fica a dica e convite, mês que vem tem mais dois dias de novidades no Microsoft Ignite 2019 nos dias 11 e 12 de dezembro também no Expo Center Transamérica em SP faça sua inscrição https://www.microsoft.com/pt-br/ignite-the-tour/Sao-Paulo

 

NOME: DOUGLAS ALONSO
FUNÇÃO: Líder Técnico MODALGR